Cifra 46 – Harpa Cristã

VÍDEO

UM PENDÃO REAL

Hino - Partitura

Letra: Daniel Webster Whitlle

Música: James McGranahan

Tradução: H. Maxwell Wrigth

 

A                                            E      A

   Um pendão real vos entregou o Rei

F#m    E         E7         A     E

  A      vós, soldados Seus;

        A                                  E       A

Corajosos, pois, em tudo o defendei,

        E          B7         E

Marchando para os céus.

 

              E7               A      A7

Com valor! Sem temor!

         D          B7                E    E7

Por Cristo prontos a sofrer!

         A            A7     D          Bm

Bem alto erguei o Seu pendão,

 A                          E          A    E

Firmes sempre, a morrer!

 

           A                              E        A

Eis formados já os negros batalhões

F#m    E         E7      A     E

 Do   grande usurpador!

          A                                E       A

Declarai-vos, hoje, bravos campeões;

    E       B7       E

Avante sem temor.

 

              E7               A      A7

Com valor! Sem temor!

         D          B7                E    E7

Por Cristo prontos a sofrer!

         A            A7     D          Bm

Bem alto erguei o Seu pendão,

 A                          E          A    E

Firmes sempre, a morrer!

 

               A                          E     A

Quem receio sente no seu coração,

F#m    E      E7        A     E

  E      fraco se mostrar,

            A                        E     A

Não receberá o eterno galardão,

          E       B7         E

Que Cristo tem p’ra dar.

 

              E7               A      A7

Com valor! Sem temor!

         D          B7                E    E7

Por Cristo prontos a sofrer!

         A            A7     D          Bm

Bem alto erguei o Seu pendão,

 A                          E          A    E

Firmes sempre, a morrer!

 

            A                            E      A

Pois sejamos, todos, a Jesus leais,

F#m   E      E7       A     E

  E a Seu real pendão;

             A                             E      A

Os que na batalha sempre são fiéis,

         E    B7    E

Com Ele reinarão.

 

              E7               A      A7

Com valor! Sem temor!

         D          B7                E    E7

Por Cristo prontos a sofrer!

         A            A7     D          Bm

Bem alto erguei o Seu pendão,

 A                          E          A    E

Firmes sempre, a morrer!

Hino 46 – Harpa Cristã

VÍDEO

UM PENDÃO REAL

Cifra - Partitura

Letra: Daniel Webster Whitlle

Música: James McGranahan

Tradução: H. Maxwell Wrigth

 

Um pendão real vos entregou o Rei

A vós, soldados Seus;

Corajosos, pois, em tudo o defendei,

Marchando para os céus.

 

Com valor! Sem temor!

Por Cristo prontos a sofrer!

Bem alto erguei o Seu pendão,

Firmes sempre, até morrer!

 

Eis formados já os negros batalhões

Do grande usurpador!

Declarai-vos, hoje, bravos campeões;

Avante sem temor.

 

Com valor! Sem temor!

Por Cristo prontos a sofrer!

Bem alto erguei o Seu pendão,

Firmes sempre, até morrer!

 

Quem receio sente no seu coração,

E fraco se mostrar,

Não receberá o eterno galardão,

Que Cristo tem p’ra dar.

 

Com valor! Sem temor!

Por Cristo prontos a sofrer!

Bem alto erguei o Seu pendão,

Firmes sempre, até morrer!

 

Pois sejamos, todos, a Jesus leais,

E a Seu real pendão;

Os que na batalha sempre são fiéis,

Com Ele reinarão.

 

Com valor! Sem temor!

Por Cristo prontos a sofrer!

Bem alto erguei o Seu pendão,

Firmes sempre, até morrer!

Partitura 46 - Harpa Cristã

 Partitura 46 – Harpa Cristã

VÍDEO

UM PENDÃO REAL

Hino - Cifra

Letra: Daniel Webster Whitlle

Música: James McGranahan

Tradução: H. Maxwell Wrigth



Daniel Webster Whitlle

Daniel Webster Whitlle (1840 – 1901)


Daniel Webster Whitlle foi associado às campanhas evangelísticas de Dwight Lyman Moody .

Casou-se com Abbie Hanson em 1861, na noite anterior ao seu envio para a 72ª Infantaria de Illinois, ele serviu na Guerra Civil Americana. Foi ferido em Vicksburg. Whittle perdeu o braço direito, e acabou em um campo de prisioneiros de guerra. Enquanto recuperava seus ferimentos em um Hospital, ele procurou algo para ler, e encontrou um Novo Testamento.

Apesar daquelas palavras ressoarem em sua mente, ele ainda não estava pronto para aceitar a Cristo. Pouco depois, uma pessoa do hospital o acordou e disse que um jovem prisioneiro de 17 anos estava morrendo e queria alguém para orar com ele. Whittle negou, mas o atendente disse: "Mas eu pensei que você fosse um cristão, eu vi você lendo a Bíblia". Whittle concordou em ir. Ele citou o que aconteceu naqueles momentos:

"Eu fiquei de joelhos e segurei a mão do garoto junto a minha. Em poucas palavras eu pedi a Cristo para lhe perdoar. Eu, então, orei pelo garoto. Ele ficou quieto e apertou minha mão. Enquanto eu orava, ele pediu que lhe falasse das promessas de Deus. Em seguida, ele morreu. O mesmo Deus que usou aquele jovem para conduzir-me à salvação, usou-me para atrair a atenção daquele rapaz para que através do sangue precioso de Cristo ele fosse salvo. Espero encontrá-lo no céu”.

Após a guerra, Whittle tornou-se tesoureiro da "Elgin Watch Company", em Chicago, Illinois. Em menos de 10 anos, porém, ele entrou no campo de evangelismo. Durante este período, ele trabalhou com músicos como Philip Paul Bliss e James McGranahan.

Whittle foi promovido ao posto de major no final da guerra e é conhecido entre os hinologistas como Major Whittle. Estabelecendo-se em Chicago para trabalhar para a Elgin Clock Company , ele se tornou intimamente associado a Moody, que o encorajou com sucesso a entrar no trabalho evangelístico. Uma das experiências de guerra de Whittle serviu de base para a música gospel "Hold the Fort" de Philip Paul Bliss , de quem Whittle editou uma biografia. Ele também era conhecido por ter trabalhado com a irmã de Bliss, Mary Elizabeth Willson.

Whittle escreveu principalmente sob o pseudônimo de "El Nathan", embora os editores de hinários posteriores rotineiramente atribuam seu nome real. De seus aproximadamente 200 hinos, "Eu Sei em Quem Acreditei" e "Chuvas de Bênção" estão entre os mais conhecidos. James McGranahan escreveu as músicas para ambos e também para "Banner of the Cross" de Whittle. O nome da música associada a "I Know Whom I Have Believe" é EL NATHAN, o pseudônimo de Whittle. A música "Moment by Moment" de Whittle (primeira linha "Dying with Jesus") foi composta pela filha de Whittle, Mary "May" Whittle Moody.

Faleceu no dia 04 de março de 1901, em Northfield, Massachusetts, onde também se encontra sepultado.

 

James McGranahan

James McGranahan (1840-1907)


Obra e Biografia

Nasceu: 04 de julho de 1840 em West Fellowfield, Pennsylvania, EEUU. Faleceu: 09 de julho de 1907 em Kinsman, Ohio, EEUU. Sepultado: em Kinsman, Ohio James McGranahan usou o pseudônimo: G.M.J.

James McGranahan era um músico americano talentoso e culto que viveu de 1840 a 1907. Ele era dotado com uma voz de tenor rara e estudou durante anos com professores eminentes que o animaram que se preparasse para uma carreira em ópera. Este conselho abriu a imaginação dele no sentido de ganhar fama e fortuna.

James McGranahan era um cristão, e ele teve um amigo cristão, Philip P. Bliss (1838-1876), que se preocupara por ele. O seu amigo também era um bom músico e, nos dias de sua juventude, tinha passado por experiências semelhantes como cantores. Porém, ele tinha sido sensível às reivindicações de Deus na sua vida e tinha rendido os seus talentos a Deus para o serviço cristão de tempo integral.

Embora só dois anos mais velho que McGranahan, Philip Bliss, com 38 anos, já teve uma dúzia de anos de trabalho cristão atrás de si. Ele estava servindo então como solista de música cristã com o grande evangelista Major Daniel Webster Whittle. Já que ele pessoalmente vibrou com as grandes multidões que se juntaram nas campanhas deles e sobre a ação do Espírito Santo através da música, ele desejou que o seu amigo James tivesse emoções semelhantes.

Philip Bliss e a esposa dele estavam se preparando para viajar para sua casa em Pennsylvania, onde queriam passar o Natal. Havia muito a ser feito, mas no meio de todo o alvoroço sentia-se estranhamente compelido a fazer uma pausa para escrever uma carta para McGranahan. Ele pensou no amigo que com 36 anos de idade ainda estava estudando música e que ainda se prepara para - o que? Seria ópera ou seria o serviço a Deus? - Philip Bliss pediu em oração que Deus lhe ajudasse a escrever as palavras certas. Ele sabia que Deus estava lidando com James, e estava desejando ansiosamente que o seu amigo tomasse a decisão certa. - Finalmente a carta estava pronta. Bliss, precisando de encorajamento e aprovação para o que ele tinha escrito, leu-a para o Major Whittle. Na carta ele comparou o longo de treinamento musical de McGranahan com um homem que afia a foice dele para a colheita. O clímax veio quando ele insistiu fortemente: Deixa de afiar a foice e use-a na colheita do grão para o Mestre!

A carta foi enviada, e depressa alcançou seu destino. Essas palavras tocaram o coração de James McGranahan como nenhuma outra anterior. Ele não podia pensar em nada mais. Deixa de afiar a foice e use-a na colheita do grão para o Mestre! ...colheita para o Mestre…colheita para o Mestre! Dia e noite essas palavras estavam diante dele. Ele leu a carta inúmeras vezes e quase decidiu render-se ao apelo desta mensagem - quase, mas não totalmente. Os seus sonhos de ambição pessoal ainda eram muito grandes. Como ele poderia os deixar?

Uma semana depois, aos 19 de dezembro de 1876, o homem que tinha escrito as palavras estava morto. O trem que levou o casal Bliss de volta de Pennsylvania para Chicago, onde Philip planejara cantar no Tabernáculo de Moody, acidentou-se numa ponte da via férrea em Ashtabula, Ohio, e pegou fogo. Entre os 100 que pereceram no desastre estava Bliss, com 38 anos de idade, e a esposa dele.

Quando James McGranahan recebeu a notícia da tragédia ele dirigiu-se imediatamente à cena do acidente. E foi ali que ele, pela primeira vez, se encontrou com o Major D. W. Whittle. - O evangelista registrou mais tarde os seus pensamentos nesta ocasião: Aqui estava diante de mim o homem que Sr. Bliss havia escolhido como seu sucessor.

Os dois homens fizeram juntos a viagem de retorno para Chicago. E já que eles montaram cavalos, tiveram tempo para falar. E ainda antes que chegassem à cidade James McGranahan decidiu render a sua vida, os seus talentos, e tudo que era seu, para o serviço do seu Salvador. Ele trabalharia para o Mestre na colheita do grão. Naquele dia o mundo de óperas perdeu uma estrela, mas o mundo cristão ganhou um de seus mais doces cantores do evangelho. James McGranahan foi muito útil em campanhas evangelísticas, tanto na América, como em Grã Bretanha e na Irlanda.

Em 1887, uma quebra na saúde de James McGranahan o obrigou a desistir do trabalho ativo no campo evangelístico. Foi então que ele construiu sua bela casa entre seus velhos amigos em Kinsman, Ohio, e se estabeleceu para se dedicar, em sua semi-aposentadoria, à composição musical que ainda o tornaria um participante da obra evangelística da época. Embora sua saúde exigisse horas limitadas em sua escrivaninha, ele era um trabalhador prodigioso enquanto podia trabalhar, e muitos de seus melhores hinos foram escritos nesses dias.

Pessoalmente, McGranahan era um homem adorável, gentil, modesto, despretensioso, em suma, um cavalheiro cristão refinado e culto. Ele era um príncipe dos artistas. Amava o bom companheirismo e, sem esforço, aparentemente, de sua parte, seus convidados teriam o mais delicioso banquete social.

James McGranahan morreu em 9 de julho de 1907. Ele foi para casa encontrar o Salvador a quem ele tanto amava e serviu tão fielmente.

Henry Maxwell Wright


Henry Maxwell Wright
(1849-1931)

Henry Maxwell Wright nasceu no dia 07 de dezembro de 1849 em Lisboa (Portugal) e faleceu em 23 de janeiro de 1931 na cidade do Porto (Portugal), filho de um casal inglês, membro da Igreja Anglicana.

Na juventude associou-se a um grupo batista independente.

De 1865 a 1875, trabalhou na firma comercial norte-americana de seus parentes, exportadora de café brasileiro, “Maxwell, Wright and Company”, que desde 1830 tinha negócios no Brasil; seu tio, Robert Clinton Wright, sócio-gerente, em 04 de julho de 1860 foi eleito presidente da Sociedade de Benevolência do Rio de Janeiro; o Rev. Ashbel Green Simonton, que tinha chegado ao Brasil no ano anterior, foi eleito capelão (The New York Times, 20 de agosto 1860).

Em 1874 e 1875 colaborou como introdutor nas concentrações evangelísticas de Dwight Lyman Moody e Ira David Sankey em Londres (Inglaterra). Em 1875, com 26 anos de idade, abandonou a próspera carreira comercial para dedicar-se à evangelização na Inglaterra e Escócia.

É citado no capítulo IX do romance “In His Steps” (“Em Seus passos, que faria Jesus?”), de Charles M. Sheldon, retratado como empresário que sentia sua responsabilidade social.

Foi missionário na Inglaterra, Escócia e Estados Unidos, Portugal, Açores e Brasil (1881, 1890-1891, 1893 e 1914). Durante mais de 50 anos evangelizou povos de fala portuguesa.

Em 10 de junho de 1890 chegou ao Rio de Janeiro no mesmo navio em que viajou Salomão Luiz Ginsburg (1867-1927); foram hospedados e receberam orientação de José Luiz Fernandes Braga, líder da Igreja Evangélica Fluminense.

Numa das viagens ao Brasil, foi preso sob a acusação de “inimigo da religião oficial” (Bill Ichter, Vultos da Música Evangélica no Brasil, p. 90. Rio de Janeiro: JUERP, 1967); em 1890 a perseguição aos Protestantes era tal que eles se sentiram compelidos a criar em São Paulo a Liga Evangélica, para defender os seus direitos civis (ver: David Gueiros Vieira, O Protestantismo, a Maçonaria e a Questão Religiosa no Brasil, p. 376. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1980).

Wright trouxe à evangelização no Brasil três novidades: a realização de pregações em teatros (ver: Fortunato Luz, Esboço Histórico da Escola Dominical da Igreja Evangélica Fluminense, p. 501. Rio de Janeiro: Igreja Evangélica Fluminense), o apelo após o sermão (ver: Eduardo Moreira, Meio Século de Evangelização em Portugal e no Brasil. Porto, Portugal: Tipografia Sequeira, 1928) e o canto congregacional durante as mensagens.

Os hinos “Meu Senhor, Sou Teu” (HCC-361) e “Mais Perto da Cruz” (NC-222) foram traduzidos em 1890, por ocasião da segunda viagem (às suas próprias custas) ao Brasil. Wright lia os hinos ressaltando o conteúdo do texto, tomando-o como tópico do sermão. Há mais de 125 anos, o missionário Wright pregava sermões segmentados. Também traduzidos em 1890 foram os hinos “Eis Multidões” (HCC-528) e “Quem Irá?” (NC-289); a hinóloga Edith Brock Mulholland especulou: Wright teria, sozinho em sua cabine, escrito no mesmo navio de seu companheiro de viagem, Salomão Luiz Ginsburg, outro grande improvisador de hinos?  (ver: Notas Históricas do Hinário para o Culto Cristão, p. 396. Rio de Janeiro: JUERP, 2001).

Em 1893, tendo contraído impaludismo em Pernambuco, foi para a Inglaterra tratar-se durante quatro anos. Antes, fundou a Associação Cristã de Moços do Rio de Janeiro, a primeira ACM na América do Sul. Restabelecido em sua saúde, em 1897 regressou ao trabalho evangelístico em Portugal. Na cidade do Porto, criou em 1905 a ACM portuguesa (ver: Henriqueta Rosa Fernandes Braga. Música Sacra Evangélica no Brasil, pp. 231-234 e 329-330. Rio de Janeiro: Kosmos, 1961).

O hino “Um Pendão Real” (“Cantor Cristão”, nº 469 e Harpa Cristã nº 46), traduzido por Henry Maxwell Wright, foi publicado numa das primeiras edições de “O Jornal Batista” (15 de agosto de 1902).

Na quarta e última viagem ao Brasil (1914), Wright traduziu o hino “Alvo Mais que a Neve” (HCC 286, NC 269, CTP 98 e HC 39).

Hinografia:

H.M.W. foi autor ou tradutor de cerca de 200 hinos.

No “Salmos e Hinos” (quinta edição com música, 1975) a contribuição de H.M.W. aos hinos evangélicos no Brasil revelou-se em 76 hinos que foram reproduzidos na maioria dos hinários.

No “Cantor Cristão” (quarta edição com música, 36ª. edição, 1971) encontramos 61 hinos originais ou traduzidos.

Segundo informação de Henriqueta Rosa, a segunda edição do “Cantor Cristão” continha 23 hinos, três dos quais eram de Wright; na edição de 1896, Wright figurou com sete (OJB, 23 de agosto 1992).

O “Novo Cântico” (primeira edição com música, 1991) acolheu 43 hinos de Wright.

Foram abrigados e poupados, num século que despreza a hinodia, 29 hinos de Wright no “Cantai todos os povos” (segunda edição com música, 2006).

Somente 22 hinos de Wright entraram no “Hinário para o Culto Cristão” (primeira edição com música, 1990).

No “Hinário Luterano” (primeira edição com música, 1986) encontramos 8 hinos de Wright.

Na Harpa Cristã 49 hinos levam suas iniciais, na maioria das vezes como tradutor.

Este pregador do Evangelho, cantor e hinólogo era uma figura respeitável, de estatura elevada, voz cheia e harmoniosa, maneiras afáveis, unção de Deus, pregador que lia os hinos antes de cantar de maneira muito expressiva, ressaltando o conteúdo do texto e tomando-o como tópico para o sermão. Distinguia-se no cântico dos hinos pela expressão que sabia dar à letra.

Henry Maxwell Wright é um dos mais prolíficos hinógrafos evangélicos da segunda metade do século 19 e das duas primeiras décadas do século 20.

Talvez mais do que a competência de um literato, para escrever e cantar hinos em louvor a Deus, tinha a experiência de um missionário.

Wright está sepultado no Cemitério Britânico do Porto, em Portugal, pois faleceu nessa cidade, no dia 23 de janeiro de 1931.

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