Daniel Webster Whitlle

Daniel Webster Whitlle (1840 – 1901)


Daniel Webster Whitlle foi associado às campanhas evangelísticas de Dwight Lyman Moody .

Casou-se com Abbie Hanson em 1861, na noite anterior ao seu envio para a 72ª Infantaria de Illinois, ele serviu na Guerra Civil Americana. Foi ferido em Vicksburg. Whittle perdeu o braço direito, e acabou em um campo de prisioneiros de guerra. Enquanto recuperava seus ferimentos em um Hospital, ele procurou algo para ler, e encontrou um Novo Testamento.

Apesar daquelas palavras ressoarem em sua mente, ele ainda não estava pronto para aceitar a Cristo. Pouco depois, uma pessoa do hospital o acordou e disse que um jovem prisioneiro de 17 anos estava morrendo e queria alguém para orar com ele. Whittle negou, mas o atendente disse: "Mas eu pensei que você fosse um cristão, eu vi você lendo a Bíblia". Whittle concordou em ir. Ele citou o que aconteceu naqueles momentos:

"Eu fiquei de joelhos e segurei a mão do garoto junto a minha. Em poucas palavras eu pedi a Cristo para lhe perdoar. Eu, então, orei pelo garoto. Ele ficou quieto e apertou minha mão. Enquanto eu orava, ele pediu que lhe falasse das promessas de Deus. Em seguida, ele morreu. O mesmo Deus que usou aquele jovem para conduzir-me à salvação, usou-me para atrair a atenção daquele rapaz para que através do sangue precioso de Cristo ele fosse salvo. Espero encontrá-lo no céu”.

Após a guerra, Whittle tornou-se tesoureiro da "Elgin Watch Company", em Chicago, Illinois. Em menos de 10 anos, porém, ele entrou no campo de evangelismo. Durante este período, ele trabalhou com músicos como Philip Paul Bliss e James McGranahan.

Whittle foi promovido ao posto de major no final da guerra e é conhecido entre os hinologistas como Major Whittle. Estabelecendo-se em Chicago para trabalhar para a Elgin Clock Company , ele se tornou intimamente associado a Moody, que o encorajou com sucesso a entrar no trabalho evangelístico. Uma das experiências de guerra de Whittle serviu de base para a música gospel "Hold the Fort" de Philip Paul Bliss , de quem Whittle editou uma biografia. Ele também era conhecido por ter trabalhado com a irmã de Bliss, Mary Elizabeth Willson.

Whittle escreveu principalmente sob o pseudônimo de "El Nathan", embora os editores de hinários posteriores rotineiramente atribuam seu nome real. De seus aproximadamente 200 hinos, "Eu Sei em Quem Acreditei" e "Chuvas de Bênção" estão entre os mais conhecidos. James McGranahan escreveu as músicas para ambos e também para "Banner of the Cross" de Whittle. O nome da música associada a "I Know Whom I Have Believe" é EL NATHAN, o pseudônimo de Whittle. A música "Moment by Moment" de Whittle (primeira linha "Dying with Jesus") foi composta pela filha de Whittle, Mary "May" Whittle Moody.

Faleceu no dia 04 de março de 1901, em Northfield, Massachusetts, onde também se encontra sepultado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, volte sempre!