Elisha Albright Hoffman

 Elisha Albright Hoffman 

Elisha Albright Hoffman nasceu em 7 de maio de 1839 na cidade de Orwigsburg na Pensilvânia. Seus pais, Francis A. e Rebecca A. Hoffman eram descendentes de alemães. Seu pai atuou no ministério pastoral da Associação Evangélica por mais de 60 anos, o que provavelmente influenciou a decisão de Hoffman em seguir também no ministério.

A educação musical de Hoffman aconteceu através de seus pais. Ainda que ele demonstrasse habilidades musicais natas, Hoffman nunca chegou a estudar em uma escola de música. Toda instrução musical que ele recebeu veio de suas experiências na igreja de seu pai. Além de cantar na igreja, sua família conduzia o culto doméstico diariamente, onde os hinos eram de suma importância. Então, Hoffman se familiarizou com a tradição espiritual e musical da hinologia evangélica desde muito cedo. Foi através de sua participação nos cultos domésticos que Hoffman desenvolveu seu amor pela música sacra e também a crença de que a música é “uma função tão natural da alma quanto respirar é uma função do corpo.”

Durante a guerra civil americana Hoffman se alistou como soldado na Union Army em 9 de julho de 1863 aos 24 anos, mas foi dispensado pouco mais de um mês depois em 14 de agosto de 1863.

Hoffman estudou na escolar pública da Filadélfia e se formou na Central High School com o curso científico. Após o ensino médio Hoffman foi para o Union Seminary, ligado à Associação Evangélica na cidade de New Berlin, Pensilvânia. Após se graduar no seminário, Hoffman passou onze anos trabalhando na casa publicadora da Associação Evangélica em Cleveland, Ohio. Em 1866, aos 26 anos, Hoffman se casou com Susan M. Orwig que tinha 22 anos na ocasião. Hoffman foi ordenado pela Igreja Presbiteriana em 1873 com 34 anos de idade. Dois anos mais tarde sua esposa Susan faleceu, o deixando com três filhos.

No início de 1879, aos 40 anos, Hoffman se casou com Emma, que tinha 26 anos na ocasião. Eles tiveram um menino em dezembro daquele mesmo ano, adicionando aos outros três filhos da família.

Após deixar seu trabalho na Associação Evangélica, Hoffman iniciou seu ministério pastoral de 1880 até sua aposentadoria em 1922, ele pastoreou várias igrejas em Cleveland e Grafton, Ohio; Benton Harbor, Michigan; e Cabery, Illinois. Seu pastoreio mais longo foi na Igreja Presbiteriana de Benton Harbor em Michigan onde ele serviu por 33 anos. Foi durante os anos de pastoreio que Hoffman compôs massivamente seus hinos. Há mais de 2000 hinos compostos por ele. Entre eles os mais populares e amplamente reconhecidos são:

Apenas Letra:

§  Cristo vai passar (245 CC, 236 HE)

§  Glória ao Redentor (396 SH, 282 CC, 189 HCA, 326 HE, 188 HCC)

§  Meu Jesus está chamando (510 HA)

Apenas Letras das estrofes:

§  Descansando no poder de Deus (314 CC, 330 HCC, 349 HA)

Apenas Música:

§  Confiança (311 CC) – Apenas Música

§  Vinde já (242 CC) – Apenas Música

Letra e Música:

§  A Jesus Cristo contarei tudo (345 CC, 350 HCC)

§  Em Fervente Oração (HCA – 577)

§  Sobre o altar (317 HA) – Letra e Música

Hoffman também auxiliou na compilação e processo de edição de diversos livros.  Na maioria de suas composições, Hoffman é o autor tanto da letra quanto da melodia. Ele procurava compor canções para a adoração congregacional. De acordo com Hoffman, um hino é “um poema lírico, concebido com reverência e devoção, que é formado para ser cantado e que expressa a atitude do adorador para com Deus e Seus propósitos na vida humana. Deveria ser simples e métrico em forma, genuinamente emocional, poético e literário em estilo, espiritual em qualidade, e em suas ideias, tão direto quanto imediato em unir a congregação enquanto está sendo cantado.” Operando dentro desta definição de um hino, a maior parte de suas composições são metricamente simples (3/4 ou 4/4). Assim como a maioria dos hinos, os hinos de Hoffman são também muito simples em forma, geralmente uma coleção de 8 ou 16 estrofes separadas pelo retorno de um refrão central.

Hoffman faleceu em 5 de novembro de 1929 em Chicago, Illinois.

Referências:

1.Jacob Henry Hall. Biography of Gospel Song and Hymn Writers. New York: Fleming H. Company, 1914.
2.Donald Paul Hustad. Dictionary Handbook to Hymns for the Living Church. Carol Stream, Illinois: Hope Publishing Company 1978.
3. George W. Sanville. Forty Gospel Hymn Stories. Winona Lake, Indiana: The Rodeheaver Hall Mack Co. 1943.
4. William Jensen Reynolds. Hymns of Our Faith. Nashville, Tennessee: Broadman Press, 1964.
5. Elisha Albright Hoffman 1839-1929, Hymntime.com.
6. https://en.wikipedia.org/wiki/Elisha_Hoffman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, volte sempre!